terça-feira, 3 de maio de 2011

Caracóis doces

Estes docinhos são ideais para um lanchinho partilhado com os amigos no meio de uma conversa bem descontraída... Ficaram fofos, delicados e muito, muito gostosos!!!

Já tinha visto várias versões, mas como já havia sido testada uma na bimby, nem me dei ao trabalho de tentar adaptar as outras.


Ingredientes para a massa:
2 ovos
70 g leite
50 g açúcar (eu usei amarelo)
400g farinha
60g manteiga (eu usei margarina light)
1/2 saqueta fermeto seco (eu usei meio cubo de fermento de padeiro fresco, cerca de 12 g)

Ingredientes para o recheio:
(Eu fiz 2 tipos de bolos diferentes)
- compota de maçã e nozes caseira
- nutela

Preparação:
- Colocar no copo, o leite, o açúcar e a margarina e programar 2min/temp 60º/vel2. (Se o fermento for fresco acrescentar também)
- Juntar a farinha e os ovos (e o fermento se for seco) e programar 30 seg/ vel 6 e em segida mais 3 min/vel espiga.
- Deixar levedar cerca de uma hora no copo.
- Retirar do copo e verter sobre uma superfície enfarinhada.
- Com o rolo formar um rectângulo. No meu caso, 2 mais pequenos.
- Com a ajuda de uma espátula distribuir o doce e a nutela pelos rectângulos.
- Enrolar no sentido mais largo, ou seja, fazer um rolo o mais comprido possível.
- Cortar fatias com cerca de 2 cm e colocar num tabuleiro com papel vegetal para ir ao forno.
- Deixar a levedar em local ligeiramente quente durante cerca de 30 min (eu liguei o forno durante 5 min e desliguei)
- Levar ao forno a 180º durante 20 minutos.


Cá estão eles antes de ir ao forno:

Depois, quando saíram do forno, pincelei cada um deles com uma colher de geleia de marmelo que levei ao microondas para derreter para ficarem brilhantes, mas não é necessário fazê-lo que ficam igualmente deliciosos.

Estes são os de maçã e nozes! As nozes dão aquela textura crocante que adoro. Estes foram os meus preferidos porque ficaram mais húmidos.


Estes são os de nutela, com o conhecido sabor a avelã:

Para um recheio diferente vejam a sugestão da Luísa Alexandra aqui, de côco ou a da Paula aqui, de chocolate e laranja, ambos do fórum Bimby.

4 comentários: