quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Doce de chila

Se há doce que eu gosto é o de chila, mas daí até imaginar que eu própria prepararia esse doce pecado, confesso que não sonharia... Mas como me ofereceram uma belíssima abóbora de chila, não me fiz de rogada e pús logo a mão na massa :)

Apesar de ter sido demorado, não se pode dizer que é difícil.
O meu doce ficou moreninho porque usei açúcar amarelo em vez do açúcar refinado. Para ficar branquinha como a tradicional é só substituir este pelo açúcar branco.



Sigam este link e vejam os passinhos todos. Está tão bem explicadinho que nem me dei ao trabalho de fotografar o processo.

Ingredientes:
- 1 abóbora chila (gila)
- igual peso de açúcar ao peso da chila cozida e bem escorrida (eu usei açúcar amarelo)
- casca de 2 limões
- 1 pau de canela

Preparação:
- Parta a abóbora atirando-a ao chão. Esta é a parte divertida, mas não deve empregar a faca para esta operação, porque estragaria o doce. Aliás, não use nada de metal durante todo o processo
- Com as mãos separe os diferentes bocados deixando-os ficar com a casca. 
- Tire-lhes a tripa amarela e as pevides, tendo o cuidado de não deixar qualquer bocadinho de filamentos e sem lhe tocar com objectos metálicos.
- Introduza a abóbora em água fria abundante e esfregue-a mudando várias vezes a água.
- Repita esta operação até a abóbora deixar de fazer espuma.
- Deixe ficar de um dia para o outro em água limpa.
- Leve a abóbora a cozer sobre lume forte, introduzindo-a, a pouco e pouco, na água sempre a ferver, temperada com sal.
- Quando a casca se separar facilmente, escorra. (40 minutos deve ser suficiente)
- Passe a abóbora por água fria e com as mãos separe os fios o melhor possível.
- Escorra durante 30 minutos num escorredor e pese.
- Tome igual peso de açúcar, junte a água, as cascas de limão e o pau de canela e deixe cozer até obter uma calda espessa (cerca de 8 minutos depois da fervedura devem ser suficientes)
- Junte a abóbora e deixe cozer, mexendo constantemente até fazer estrada.
- Deite o doce em frascos e depois de frio feche-os.


Nota: Rendeu 4 frascos.

1 comentário: